ROTINA PRÉ II


Com as crianças de 5/6 anos, otrabalho e preservar o espaço do brincar, das linguagens artísticas e o desenvolvimento da comunicação. A linguagem é um aspecto absolutamente importante na Educação Infantil, e na proposta de 5/6 anos esperamos que a criança a use para se comunicar em conversas, brincadeiras, para expressar desejos, necessidades, ideias, para relatar experiências e argumentar sobre suas opiniões. Isso acontece em todos os eixos.


O trabalho com os cinco eixos (Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Movimento, Música) está organizado em sequências didáticas, atividades permanentes e pontuais considerando que existem múltiplas inteligências, que o cérebro aprende diante de desafios e por meio de resolução de problemas e que estabelece conexões entre os conhecimentos.


A proposta está dirigida ao desenvolvimento de habilidades de pensamento e às noções e conceitos em todos os eixos.


Material do aluno


Com um visual inovador, o material dos alunos de 5/6 anos está organizado em quatro apostilas, uma por bimestre, organizadas em unidades de trabalho, com duração de doismêses cada uma.


Cada uma das apostilas reúne fichas e anexos para serem utilizados durante os projetos ou sequências didáticas propostos, contemplando, de forma sistematizada e integrada, as cinco áreas indicadas pelos Referenciais Nacionais Curriculares para a Educação Infantil.


As apostilas de aluno têm natureza diferente daquelas encontradas em um livro didático: acompanhar uma história; trazer uma imagem ou um texto para introduzir uma problematização; aprender a construir um brinquedo; conhecer um artista; pensar em um problema; registrar uma atividade; entre outras. Cada uma foi planejada em função de uma sequência didática ou do projeto em curso.


A proposta bimestral considera que é preciso um tempo maior de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a fim de que se possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos por um período mais longo.