ROTINA BERÇÁRIO I


As necessidades da vida moderna fazem com que muitas famílias necessitem de apoio profissional para o cuidado de seus filhos desde que eles têm poucos meses de vida.


Embora nessa fase, inegavelmente, o mais adequado seja a permanência da criança com a família – com a mãe, especificamente – nem sempre isso é possível, pois muitas mães precisam voltar às suas atividades profissionais quando a criança completa 4 meses de idade.


Assim, completando sua gama de serviços educacionais, o Colégio Jardim das Letras oferece cuidados a crianças a partir dos 4 meses, com a mesma competência e profissionalismo.


O Projeto Pedagógico do berçário Jardim das Letras tem por objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento das capacidades físicas, psicológicas, cognitivas e sociais do bebê, através de cuidados e atividades que facilitem e proporcionem esse desenvolvimento, fundamentando-se nos mais atualizados estudos sobre desenvolvimento motor e suas relações com o desenvolvimento neurológico.


Assim, a rotina do berçário deve ter intencionalidade educativa e os que dela participam devem conhecer com clareza os objetivos e a sequência de todas as atividades estabelecidas, o que é garantido com a formação dos profissionais em entidade formadoras e também com o programa de formação continuada do Colégio Jardim das Letras.


Por outro lado, as rotinas devem manter o necessário equilíbrio entre a necessidade de constância, ponto fundamental da educação, e a necessidade de ajustes e adequações à variabilidade das circunstâncias.


Para as crianças muito pequenas, entre os seis meses e os dois anos de idade, a regularidade deve ser apresentada de forma clara através de marcos operacionais – estimulação, alimentação, higiene, etc. – que dão à criança a segurança dessa regularidade e permitem que elas se desenvolvam localizando-se dentro do tempo e tendo ideia do que será proposto em seguida.


Também respeitando a necessidade das crianças pequenas de um trabalho individual, o tratamento coletivo será introduzido gradualmente nos berçário, sendo por isso importante a utilização de cantos de atividades, que podem melhor atender às individualidades nessa primeira fase do desenvolvimento do individual para o coletivo.
Uma vez que muitas crianças passam a maior parte do tempo no berçário, é necessário:


• Valorizar os aspectos lúdicos das atividades;
• Valorizar a qualidade do contato mais do que os conteúdos;
• Considerar todos os momentos como educativos;


Tudo isso considerado, o Colégio Jardim das Letras tem como meta alguns objetivos específicos e diferentes áreas do desenvolvimento infantil na primeira idade:


a) Desenvolvimento neurológico e motor promovido através de exercícios lúdicos aptos a desenvolver as diversas áreas do cérebro;


b) Sensibilização linguística


• Língua materna


Através do exercício, por parte das berçaristas, da estimulação verbal, explicando às crianças o que vai ser ou está sendo realizado, incitando-as a responder perguntas sobre suas preferências ou sobre as características dos objetos utilizados, etc.

Temos um projeto sério e coerente que pode contribuir para o desenvolvimento harmonioso e completo do seu bebê. Além disso, temos um espaço organizado para que o bebê possa se movimentar com mais liberdade desde muito cedo, o que proporciona maior autonomia (a criança conquista cada posição por si mesma na medida em que é capaz de manter sua postura) e melhor desenvolvimento motor.


Venha nos conhecer e você verá que o espaço que temos a oferecer é amplo e agradável, enfim, tudo o que você procura para deixar seu bebê com segurança e tranquilidade.